Powered by GOOGLE Tradutor

10 de abr. de 2009

HARMÔNICA DIATÔNICA: A CROMÁTICA SEM CHAVE

Texto: Rodrigo Eisinger, Gaitista e mestrando em música (UNICAMP)

Conheça detalhes dessa técnica

Otavio Castro tem sido considerado por muitos como um dos precursores no uso da técnica do cromatismo no Brasil, e em particular na utilização de apenas uma harmônica diatônica afinada em C para a execução de repertórios. A escolha por esta forma de execução foi uma surpresa para muito harmonicistas no Brasil, que tiveram conhecimento do seu trabalho no Encontro Internacional de Harmônicas de 2003. Devo confessar que eu mesmo não acreditava nesta possibilidade, tendo em vista o fator de comparação com as escolhas de Howard Levy, que utiliza harmônicas em outras afinações em seus shows e gravações.

Esta nova forma de tocar harmônica diatônica é muitas vezes vista como uma escolha “radical”, e até mesmo equivocada. No entanto, constatamos que ela permite uma utilização plena de recursos no instrumento até então não pensados pelos harmonicistas. Em uma análise mais direta podemos dizer que, o caminho seguido pelo Otavio segue a lógica de uma performance plena em um instrumento cromático, o que para isso necessita de um estudo bem direcionado as características específicas das técnicas combinadas para o cromatismo, sendo assim tal escolha auxilia em aspectos como a precisão na afinação de notas, localização das notas no instrumento, utilização de articulações diferenciadas, equilíbrio na execução de escalas e etc.

"Otavio Castro inaugura uma nova vertente na gaita Brasil. Tocando cromaticamente sua harmônica diatônica, ultrapassa os limites do instrumento, equiparando-a a harmônica cromática com vantagens. Rapidamente dará o que falar aqui e além mar." Flávio Guimarães, gaitista.

Tendo conhecimento do trabalho do Otavio, é possível ouvir um grande controle técnico nestes quesitos, permitindo a execução de temas de grande complexidade, como por exemplo as composições de Hermeto Pascoal. O seu trabalho tem como grande mérito surpreender a audiência com execuções precisas de musicas com alto grau de dificuldade para qualquer instrumento, além de uma invejável capacidade de improvisação. Desta forma o aproveitamento no contexto da improvisação é uma das grandes vantagens, pois é possível trabalhar com as modulações de forma mais direta, fugindo da troca de gaita, adquirindo assim maior capacidade de execução de idéias.

Por isso, esta maneira de pensar a harmônica diatônica redescobre o instrumento como algo novo. Nesse sentido, abre-se um novo enfoque da harmônica diatônica no cenário da música instrumental brasileira. Desenvolve-se também uma maneira diferente de ouvir a gaita, sem possibilidade de comparações com outras abordagens na execução musical, pois o que existe é uma grande diferença de timbre e fraseado, dentro desta nova estética.

“Otavio está comendo a gaita, tocando muito e o mais importante: criando um estilo próprio. A técnica foi criada por Howard Levy e com certeza Otavio bebeu nessa fonte, mas, ele não ficou só nisso, abriu novas frentes, está tocando tudo, com um bom gosto incrível e com um timbre maravilhoso, coisa muito difícil para quem usa essa técnica." Jefferson Gonçalves, gaitista.

Acredito que esta forma de tocar não exclui, nem menospreza nenhuma outra execução da harmônica, sendo uma contribuição maior ao grande universo musical em que vivemos. Otavio Castro, juntamente com harmonicistas como, Howard Levy, Tinus Kornn, entre outros, tem elevado a técnica do instrumento a limites não antes pensados, o que demanda investimento na construção de instrumentos que aumentem ainda mais possibilidades dentro dessa maneira de pensar a e tocar a harmônica. Para saber mais sobre como solicitar workshops e aulas de Harmônica: www.myspace.com/rodrigoeisinger

2 comentários:

Muito Obrigado por deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos evoluir juntos! Não deixe de ASSINAR seu nome! Queremos conhece-lo(a)! O HARMONICA HOUR é de todos.

ATENÇÃO!

• Pedidos de parceria somente por e-mail

• Não faça somente propaganda do seu blog, deixe um comentário construtivo sobre o assunto.
______________________________________________________

Thank you for leaving your comment, it is very important so we can evolve together! Be sure to SIGN your name! We know you! The HARMONICA HOUR is for everyone.