Powered by GOOGLE Tradutor

10 de abr de 2009

Otavio Castro e o cromatismo na harmônica diatônica na "Hora da Canja"

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 05/12/1980, filho do compositor Everardo Castro, iniciou-se na harmônica de boca aos 15 anos, entretanto já tinha contato com a música desde os 9 anos tocando percussão. Iniciou seus estudos de harmônica com Rodrigo Eberienos e posteriormente foi aluno do mestre e amigo Maurício Einhorn.

“…alguém que prezo muito e que passou por aqui como aprendiz de harmônica, e que na verdade até me ensinou muita coisa, pasme! De fato, todos aprendemos sempre... Com ele, aprendi sobre entusiasmo, disciplina, respeito, e coisas assim, sem as quais eu não me sentiria gratificado por tê-lo como aluno e amigo que considero. Pois foi assim: Otavio é a renovação através do tempo, meio que genial! Eu diria e digo."
Maurício Einhorn, gaitista.

Considerado por muitos como um dos expoentes no Brasil na técnica que ele mesmo denominou em português como sendo “o cromatismo na harmônica diatônica”, Otavio Castro alcançou um nível técnico que atualmente o possibilita tocar diversos repertórios apenas utilizando uma harmônica diatônica afinada em C (dó) para todas as tonalidades, o que lhe rende anualmente uma série de workshops por todo o Brasil. Nesse sentido, o caminho que o músico vem percorrendo nos últimos anos é o da pesquisa e criação de novos horizontes para a harmônica diatônica, imprimindo o sotaque brasileiro a um instrumento que ainda é visto por alguns como um instrumento restrito ao blues.

“I really enjoyed your music. I think it is very adventurous, and that you are playing very interesting music with its own identity in your own style. This is great to hear. There are only a few diatonic players who are doing this. It takes a knowledge of music, which you have. Congratulations.” Howard Levy, gaitista.

Otavio Castro lecionou inicialmente no Centro Integrado de Música (RJ) por 4 anos, em seguida recebeu convite para lecionar na Musiarte (RJ), onde ficou por mais 2 anos. Em 2000, passou dois meses tocando intensamente em Nova Iorque, fazendo parte de trabalhos com músicos como Mark Whitfield, Deanne Witowisk e Hector Martingnon. Teve oportunidade de participar de shows e gravações com algumas figuras representativas da música brasileira, tais como João Donato, Carlos Lyra, Carlos Malta, Márcio Hallack, César Nascimento e Chiquito Braga. Além disso, teve a experiência de gravar na novela “Cobras & Lagartos”, da Rede Globo, fazendo a gaita de um dos personagens.

“Talento, musicalidade, coragem e humildade; não conheço um grande artista que não possua esses quatro elementos correndo pelas veias. Ao compartilhar o som com Otavio Castro numa jam session, impressionou-me que embora sua pouca idade, ele demonstrasse esses 4 elementos, além de transpor os limites de seu pequeno instrumento. Otavio realiza através de seu sopro certeiro uma música criativa, radical e vertiginosa, seja qual for o estilo, o que faz dele um músico universal... onde quer que ele toque, vai conseguir se comunicar pelo som e levar a platéia a bordo de seus vôos a lugares nunca dantes visitados.” Carlos Malta, saxofonista e flautista

No terreno específico da harmônica de boca, se destacou como atração especial do III Encontro Internacional de Harmônicas, ocorrido em São Paulo em 2003, e no IV Gaita In Concert, ocorrido em Campinas no ano de 2004.

Para saber mais sobre como solicitar workshops e aulas de Harmônica entre em contato pelo telefone: 21 8105 9507 ou pelo e-mail: contato@otaviocastro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos evoluir juntos! Não deixe de ASSINAR seu nome! Queremos conhece-lo(a)! O HARMONICA HOUR é de todos.

ATENÇÃO!

• Pedidos de parceria somente por e-mail

• Não faça somente propaganda do seu blog, deixe um comentário construtivo sobre o assunto.
______________________________________________________

Thank you for leaving your comment, it is very important so we can evolve together! Be sure to SIGN your name! We know you! The HARMONICA HOUR is for everyone.