Powered by GOOGLE Tradutor

30 de mar. de 2010

"A HARMÔNICA ou Simplesmente GAITA" vista pelo jornalista por ARMANDO NOGUEIRA

Armando Nogueira (Xapuri, 14 de janeiro de 1927 – Rio de Janeiro, 29 de março de 2010) foi um jornalista e cronista esportivo do Brasil. Pioneiro do telejornalismo, foi responsável pela implantação do jornalismo na Rede Globo, com destaque para a criação do Jornal Nacional, primeiro jornal com transmissão em rede e ao vivo da história da televisão brasileira. Texto requintado, obsessão pela qualidade jornalística e grande capacidade de liderança foram algumas das muitas qualidades de Armando, que unanimemente era tratado pelos colegas de profissão como Mestre.

O texto abaixo é de ARMANDO NOGUEIRA, me foi enviado pelo Harmonicista José Staneck, seu amigo de longa data...

"As duas mãos em concha acolhem o pequeno parceiro, dando-lhe, ao mesmo tempo, proteção e calor humano. E principia, então, o que me soa como um ato de ternura musical. A gaita passeia entre os lábios, num poético vai-e-vem. Beijos metálicos perpassando a linha do horizonte.

A gaita tem a singeleza dos brinquedos remotos. E, no entanto, infinitos são os recursos que oferece ao intérprete esse humilde instrumento. O que tem ele de pueril tem de ousado. O que tem de despretensioso tem de eclético. O que tem de simplório na aparência tem de requinte na sonoridade. A gaita é o milenar passatempo das almas solitárias: dos marinheiros, dos andarilhos, dos pastores. A pungência de seu sopro me dá a doce impressão de que o gaitista é um pastor que passa a vida tocando rebanhos de nuvens"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos evoluir juntos! Não deixe de ASSINAR seu nome! Queremos conhece-lo(a)! O HARMONICA HOUR é de todos.

ATENÇÃO!

• Pedidos de parceria somente por e-mail

• Não faça somente propaganda do seu blog, deixe um comentário construtivo sobre o assunto.
______________________________________________________

Thank you for leaving your comment, it is very important so we can evolve together! Be sure to SIGN your name! We know you! The HARMONICA HOUR is for everyone.