William Clarke nasceu 29 de março de 1951, em Inglewood, Califórnia, e começou a tocar blues na década de 60, curiosamente por ouvir covers de blues de grupos como os Rolling Stones.Embora tivesse bom desempenho na guitarra e bateria, Clarke começou a tocar a gaita em 1967.Ele sempre afirmou que suas principais influências foram Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, e Sonny Boy Williamson II.Em meados de 1968, Clarke começou a ouvir organistas de jazz como Jack McDuff, Jimmy McGriff, Shirley Scott, e Richard "Groove" Holmes."Isso teve uma enorme influência sobre meu jeito de tocar", dizia Clarke.Junto com os saxofonistas de jazz Eddie Lockjaw Davis, Gene Ammons, Lyne Esperança e Willis Jackson, a combinação de ouvir e de absorver os sulcos do sax-tenor, teve um efeito eterno em sua música e para o seu estilo, ele incorporou a atitude “hardcore” e o tom do clássico dos músicos de Chicago, juntamente com o balanço e “grooves” altamente rítmicos e isso ele sempre adicionou as suas idéias e fraseados de sua gaita.
Blues Traveler é uma banda formada em 1988, em New York, por John Popper (Vocal/Harmônica), Chan Kinchla (Guitarrista), Bobby Sheehan (Baixista) e Brendan Hill (Baterista).
Blues Traveler é uma mistura de estilos dos anos 60 e 70, de bandas como Grateful Dead e Led Zeppelin, capazes de mesmo com essas influências ter seu próprio estilo e hoje mesmo influenciarem novas bandas.
O álbum de estréia foi Blues Traveler em 1990, seguido por Travelers & Thieves em Setembro de 1991. Save His Soul é o terceiro álbum da banda gravado em Abril de 1993 (o primeiro da banda a entrar entre os top 100), seguido pelo quarto álbum intitulado Four gravado em setembro de 1994 (esse álbum foi o grande estouro da banda, obteve grande vendagem de discos bem como destaque nacional e internacional) em parte o sucesso desse álbum se deve a música "Run-Around" que se tornou um dos hits de 1995.
Em um clipe exibido pela MTV, chegam a brincar um pouco com a carreira. Explica-se: o clipe mostra uma garota tentando assistir a um show do Blues Traveler. Para sua surpresa quando consegue entrar no show quem está no palco são outras pessoas, particularmente bonitas dublando a banda... e atrás do palco está o verdadeiro Blues Traveler tocando. Nota: como pode perceber-se na foto (eles realmente não são os mais bonitos do mundo) e resolveram brincar com isso.
Enquanto preparam o próximo álbum é lançado o Live From the Fall no verão de 1996 (como o próprio nome já diz), um álbum ao vivo, simplesmente perfeito capaz de captar toda a energia de seus shows, onde inclui-se até mesmo uma versão de Imagine com a gaita inconfundível de John Popper. No verão de 1997 é lançado Straight On Till Morning, mais um grande álbum da banda já há muito firmada no mercado fonográfico norte americano, e mais ainda pelos fãs blueseiros do mundo todo.
A banda então entra em um momento crítico. John e obrigado a se submeter a uma Angioplastia devido a fortes dores no peito e Sheehan e encontrado morto em Agosto de 1999 com apenas 31 anos de idade.
A banda já está fazendo shows e gravando o novo álbum. Os fãs aguardam ansiosos o novo trabalho do grupo.
Formação atual:
John Popper: Vocal e Harmônica Chandler Kinchla: Guitarra Ben Wilson:Teclados Tad Kinchla:Baixo Brendan Hill:Bateria, Percussão
Flávio Guimarães é gaitista, cantor e pioneiro do blues no Brasil. Com uma carreira de mais de duas décadas, ele lançou 17 CDs, sendo sete álbuns solo e mais dez como integrante e fundador da maior banda de blues brasileira, a Blues Etílicos. Seu mais recente trabalho solo, o álbum The Blues Follows Me, é um tributo ao bluesman Little Walter e a Gravadora Chess, da Chicago dos anos 50.
Em 2010, em comemoração aos 25 anos de carreira do Blues Etílicos, será lançado o primeiro DVD da banda. Flávio gravou com Alceu Valença, Cássia Eller, Ed Motta, Fernanda Abreu, Luiz Melodia, Paulo Moura, Renato Russo, Rita Lee, Titãs, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros. Realizou shows de abertura para B. B. King e Robert Cray, além de compartilhar o palco com algumas lendas vivas do blues, como Buddy Guy, Charlie Musselwhite, Sugar Blue e Taj Mahal.
Atuando como diretor artístico do Encontro Internacional da Harmônica, evento anual realizado em São Paulo pelo Sesc Pompéia, Flávio vem ajudando a divulgar o trabalho dos principais gaitistas brasileiros e internacionais em atividade.
Na gaita diatônica, pelo conjunto de sua obra e por seu pioneirismo, Flávio se tornou a principal referência desse instrumento no país.
"Virtuose e pioneiro do blues no Brasil, Flávio Guimarães depurou este seu CD solo em quase dois anos de trabalho. As músicas se sucedem em suaves variações, descortinando-se um horizonte sonoro novo: a quase mescla do blues com a música popular brasileira. O charme desse trabalho está em manter as digitais de cada gênero, sem deixar de fazê-los discutir amigavelmente. Exemplo raro de respeito às diferenças no ambiente da pura navegação sonora." Revista BRAVO. Luiz Antônio Giron.
"A veterana banda carioca de blues roqueiro raramente erra. O instrumental é ótimo e não há gaitista como Flávio Guimarães". Folha de São Paulo.
"On The Loose mostra o gaiteiro do Blues Etílicos decifrando a matemática do blues, na qual menos é igual a mais. Desenvolve um fraseado sutil, melódico e com poucas notas exploradas ao máximo." Folha de São Paulo.
"Graduado na matéria blues made in Brasil, Flávio Guimarães puxa o nível para cima e mostra como se faz no seu novo CD." O Globo.
"Flávio é top de linha indiscutível no país. Titãs, Kid Abelha, Cássia Eller, Fernanda Abreu, O Pensador e Luiz Melodia atestam..." Revista SHOWBIZZ.
"Flávio Guimarães lança um disco solo de blues e jazz de uma competência atroz. Sua voz ganha uma maior cadência blues, ele segura bem na gaita." Jornal do Brasil.
"Guimarães faz show entre o blues e o jazz. Em duas apresentações no Centro Cultural, gaitista do Blues Etílicos mostra porque é o melhor do Brasil." Folha de São Paulo.
"Considerado com justiça o maior gaitista de blues do Brasil." Jornal da Tarde , José Nêumane (editor).
2009
The Blues Follows Me
2007
Vivo (Delira Blues)
2007
Viva Muddy Waters (Blues Etílicos) (Delira Blues)
2006
Flávio Guimarães e Prado Blues Band (Chico Blues Records)
2005
Flávio Guimarães - Coletânea (Trama)
2003
Navegaita - (Solo) (Eldorado)
2003
Cor do Universo - (Blues Etílicos)
2001
Águas Barrentas - Blues Etílicos - Ao Vivo (Eldorado)
2000
On The Loose - (Solo) (Eldorado)
1998
The Best of Blues Etílicos (Coletânea da Eldorado)